Afinal de contas o que é Sampling? Marketing de experimentação, test drive, ou na linguagem mais do pessoal da internet, freemium ou user experience (UX). Este monte de palavras estrangeiras para se referir ao bom e velho “Amostra Grátis”
Velho mas eficiente, os nomes são diferentes e a forma de fazer pode mudar um pouco, aliás os produtos também mudaram bastante, mas a prática muito comum no varejo tem mostrado suas novas caras.
Geralmente usado nos lançamentos de produtos de consumo rápido, muito comum entre as gôndolas dos supermercados, tem sido usado para fixação da marca e de modo a tornar a marca mais simpática e próxima dos seus consumidores. Juntamente com a internet e os aplicativos, algumas marcas tem se utilizado desta estratégia para interagir com os consumidores, premiar e surpreender.
O sampling pode ser feito de várias maneiras. É possível:
Montar estandes de distribuição no local de venda do produto;
Distribuir amostras em eventos relacionados ao seu mercado ou outros eventos de grande público;
Enviar amostras por correio ou entregadores;
Levar amostras a lugares que não vendem o seu produto, mas que são frequentados pelo seu público-alvo;
Fazer campanha cruzada com um parceiro para divulgar ambos os produtos em conjunto.
Enfim, uma prática tão antiga não seria usada até hoje se não desse certo não é mesmo? Basta lembrar daquele comerciante do mercado municipal que oferece aos seus clientes as frutas (sempre doce) para degustação.
Mas nem tudo são flores nesta estratégia, por isso algumas agências tem se especializado em ajudar as empresas desde o planejamento, execução, controle e mensuração de resultados.
Na execução, temos desde a separação da matéria prima para a produção, passando pelo desenvolvimento de embalagens, comunicação, distribuição e até a contabilização pois, esta modalidade tem tratamento específico na sua tributação.
Nós da G4 temos alguns cases de sucesso principalmente nas embalagens específicas para este fim, aliás embalagens especiais são uma de nossas especialidades.
Traga seu projeto, venha conversar ou nos chame para uma conversa para podermos entender os objetivos que a sua campanha precisa, temos certeza que podemos agregar mais valor aos seus produtos e as resultados que a sua empresa precisa!
Comments