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Dicas para desenvolver sua embalagem

Atualizado: 28 de jan. de 2019



Geralmente existem só dois caminhos para o desenvolvimento de uma embalagem: Copiar ou ser Criativo, original, se destacar da concorrência.

Obviamente o primeiro caminho é o mais rápido, barato, e o mais utilizado, infelizmente; mas não é deste caso que falarei aqui.

Mas se você está no começo ainda e pretende ter vida longa, se diferenciar da concorrência e realmente agregar algum valor para seus clientes, aí vão algumas dicas:

A Primeira é olhar para o seu produto “para dentro”, é lógico que cada produto tem suas particularidades, obrigações legais, descrição da composição, data de validade, responsável e etc. Mas, o mais importante é o que seu produto agrega para seus clientes, quem ele é, como ele consome o seu produto e em que circunstância ele o faz. Será que a sua embalagem “comunica” isso, ajuda seu cliente e fala a língua dele? Está claro para ele que o seu produto é diferente e merece uma atenção especial?


A segunda é olhar “para fora”, como o seu produto vai ser vendido, consumido, exposto para o seus clientes, o famoso ponto de venda. Será que seus parceiros, os comerciantes, estão satisfeitos, sua embalagem “ajuda” na venda? Quem são os seus concorrentes, eles são grandes e lentos, como eles se posicionam com os clientes, existe alguma brecha que eles não se preocupam e você pode aproveitar?


A terceira é olhar para o bolso, a parte mais dolorida, mas o enfoque que eu quero dar é outro, a embalagem é fácil de ser utilizada na fábrica? A mão de obra que sua embalagem precisa para ser montada precisa de pós graduação da equipe? Ela aproveita todos os espaços na logística? Uma ou duas unidades a mais representam quanto a mais no se faturamento? E quanto a estratégia de promoção e vendas, sua embalagem permite variações rápidas para cada momento?


Enfim, as dicas podem ser muitas, mas com certeza seu fornecedor seja ele uma agência, gráfica ou até a sua própria equipe podem agregar muito ao seu produto. Valorize a experiência, a criatividade, quem sabe dar valor ao mínimos detalhes que podem fazer toda a diferença para o seu Cliente e para o seu Bolso.



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